Atualização para firmware DIABLO_5.2008.43
Iniciaremos atualizando a firmware para a versão mais recente, que é a RX-34 DIABLO 5.2008.43-7, seguindo as etapas a abaixo:
1º entre no endereço http://tablets-dev.nokia.com/nokia_N800.php (n800) e http://tablets-dev.nokia.com/nokia_N810.php (N810);
2º digite o Wlan Mac que pode ser adquirido na etiqueta afixada na parte de trás do aparelho (próximo a bateria), ou caso prefira, vá até o icone “Aplicativos”, depois em “Configurações”, “Painel de controle” e finalmente em “Sobre o produto”;
3º Na janela que abrir clique em “I accept”;
4º Procure pela atualização RX-34_DIABLO_5.2008.43-7_PR_COMBINED_MR0_ARM.bin, e faça o download no computador;
5º Faça o download do programa da Nokia para atualizar a firmware do aparelho no link: http://nds1.nokia.com/files/support/global/phones/software/Nokia_Internet_Tablet_Software_Update_Wizard.exe, instale o programa;
6º Certifique-se que a bateria esteja carregada e deslige o N800/N810 (Não da certo se estiver ligado na energia);
7º Abra o programa que foi instalado (Nokia Internet Tablet Software Update Wizard);
8º Conecte o cabo USB;
9º Ligue o aparelho pressionando os botões Home e Power juntos (já pode soltar as teclas);
10º O programa irá reconhecer o aparelho que entrou em “Modo de atualização”;
11º No programa que estava aberto, clique em “next”, “next”, “next”, vai aparecer uma tela onde você deverá indicar onde salvou a firmware RX-34_DIABLO_5.2008.43-7_PR_COMBINED_MR0_ARM.bin, após indicar, clique em “next” novamente, irá aparecer o progresso da operação (se você seguiu os passos acima, terminará em aproximadamente 4 minutos).
Pronto, já temos a firmware Diablo instalada, agora é só seguir os próximos passos para termos também o MSN, OpenOffice, Gerenciador de E-mails e muito mais.
Colocando o N800/N810 em RED PILL (Pilula Vermelha)
Antes de instalar, os outros programas, devemos colocar o N800/N810 no modo “Red Pill” ou “Pílula Vermelha” que permite a instalação de diversos pacotes adicionais que necessitam modificar arquivos de sistema.
1º Clique em "Aplicativos", "Configurações", "Gerenciador de Aplicativos";
2º Vá na guia "Gerenciador de aplicativos", "Ferramentas", "Catalogo de aplicativos";
3º Clique em Novo e digite "Matrix" (sem aspas) no Endereço da Web e clique em Cancelar;
4º Clique no botão Red e depois em Fechar.
Pronto, já podemos instalar os outros programas sem risco de erros.
Instalando repositórios
Os Repositórios, são sites onde ficam armazenados programas para seu N800/N810.
Para adicionar varios repositórios basta fazer o download do instalador no link:
http://www.gronmayer.com/it/dl_mass.php?lang=en&system=maemo4
Após baixar é só instalar no N8x0.
Uma coisa que é importante relatar é que eu tive problemas com várias libs, que são bibliotecas e só resolvi depois que editei os catalogos de aplicativos conforme as instruções abaixo:
1º Clique em "Aplicativos", "Configurações", "Gerenciador de Aplicativos";
2º Vá na guia "Gerenciador de aplicativos", "Ferramentas", "Catalogo de aplicativos";
3º Edite todos os catalogos, no campo distribuição (coloque sempre "diablo" sem aspas).
Diminui um pouco a quantidade de programas, mas todos que estiverem listados vão instalar sem problemas. Funcionou comigo depois de muita luta pra instalar vários programas.
A dica de mudar a "distribuição" para "diablo" foi de um cara no forúm do Marioildo que é Nokia Guru (o cara é fera). Endereço do fórum do Marioildo: http://nokiaconecte.blogspot.com/2009/11/programas-para-maemo-nokia-n810-n800.html
Instalando Python (linguagem de programação) fundamental para rodar diversos programas
Após instalarmos os repositórios, iremos em:
1º "Aplicativos";
2º "Configurações";
3º "Gerenciador de Aplicativos";
4º "Procurar aplicativos instaláveis";
5º "Todos".
Será aberta uma lista com inúmeros programas possíveis de serem instalados (não instalaremos todos, vou relacionar alguns explicando suas funcionalidades).
Deveremos procurar pelo programa Python, que é fundamental para a instalação de alguns aplicativos.
Python-circuits
Python-dateutil (instala o python2.5-runtime)
Python-launcher
Python2.5-circuits
Python2.5-pyinotify
Python2.5-pysqlite2
Python2.5-brisa
Com o Python instalado, podemos iniciar a instalação dos outros programas.
Como usar mouse, teclado e pendrive no N800/N810 usando USB Host
Após a instalação do Python, podemos instalar o USB Host que é utilizado para conectar periféricos como teclado, mouse e pendrives no N8x0. Esta dica foi tirada do blog FREE BIRD.
Precisaremos de um adaptador que permita que o conector padrão do USB seja ligado às versões menores de entrada, no caso o mini e o micro USB, respectivamente aplicados ao N800 e ao N810.
O programa que permite explorar o modo USB Host no Maemo 4 é o USB Control. Ele permite alternar entre o modo de uso do N800/N810 como um aparelho auxiliar, por exemplo, para ser reconhecido como um dispositivo de memória pelo computador, e o modo host, capaz de usar mouse, teclado e outros periféricos.
Configurando o modo USB Host no N800/N810
O primeiro passo é ir ao gerenciador de aplicativos e instalar o programa USBControl. O modo mais prático de se fazer isso é acessar o link no MicroB, a partir do próprio aparelho.
A versão atual do USB Control é a 1.03, disponível no repositório do Maemo Extras. Apesar de ser uma versão mais recente e de estar disponível no ‘Gerenciador de Aplicativos’, há um problema que a impede de ser executada normalmente após a instalação. Enquanto o programa não é corrigido, teremos que usar uma versão anterior dele, a 1.0. O arquivo deb do programa pode ser baixado em: https://garage.maemo.org/frs/download.php/3443/usbcontrol-1.0_all.deb
Para instalá-lo, basta abrir o link pelo N800/N810, usando o MicroB. Antes de fazer isso, contudo, certifique-se de que o pacote python2.5-runtime esteja instalado.
O python2.5-runtime, faz parte do pacote python-dateutil que é encontrado no "Gerenciador de Aplicativos".
Após fazer sua instalação, o ‘Gerenciador de Aplicativos’ irá verificar que há uma versão mais recente disponível, a 1.03. Curiosamente, após fazer a atualização o programa pode ser usado normalmente, sendo exibido no menu.
Para utilizá-lo, basta clicar em ‘Host’ e então conectar o dispositivo (teclado, pendrive, mouse, etc). Ainda que mensagens de erro apareçam, como ‘Impossível conectar-se. Não há sistema de arquivos disponível’ ou ‘Dispositivo não reconhecido’, o dispositivo pode estar funcionando corretamente. O modo USB Host continuará ativo mesmo que o programa seja fechado. Assim, para voltar ao modo padrão é preciso abrir o programa e escolher a opção correspondente.
Apesar de reconhecer os dispositivos conectados, há certos detalhes que precisam ser feitos para que alguns dispositivos funcionem. Alguns casos serão vistos abaixo.
Teclado
Ao ligar um teclado ao N800/N810 ele é reconhecido normalmente, porém, como ocorre nos computadores, é preciso configurar o layout das teclas, para o caso de teclados com ABNT e ABNT2. Como o Maemo prevê uso de teclado bluetooth e oferece uma forma de configurar o layout desse tipo de periférico, basta mudar a configuração de teclado bluetooth para que ela seja associada ao teclado USB :). Para fazer isso acesse as ‘Configurações’ e abra a opção ‘Teclado Bluetooth’. Na guia ‘Teclado’, escolha o teclado ‘Generic 105-key PC’. Logo abaixo, selecione como o teclado a opção com valor ‘Português Brasil’. Clique em Ok e teste o novo layout aplicado ao teclado.
Mouse
Para que o mouse funcione corretamente, exibindo o cursor na tela, é preciso instalar um outro aplicativo. O arquivo para instalação está disponível em http://www.electronicproductonline.com/catalog/supportFiles/usbMouse_0.1.2_armel.deb, encontrado no já recomendado Blog do Ronison. Tudo o que é preciso fazer com o arquivo é abri-lo pelo MicroB para que, em seguida, o Gerenciador de Aplicativos faça a instalação. Depois de ser instalado o programa atuará de forma automática, sem que seja preciso clicar sobre um ícone no menu (que sequer é criado após a instalação).
Mouse e Teclado ao mesmo tempo
Como o N800/N810 tem apenas uma porta USB (mini/micro), é preciso usar um hub USB para poder usar os dois acessórios ao mesmo tempo. Para isso não há mistério, basta fazer as configurações anteriores, ligar os periféricos ao hub e usá-los normalmente.
Pendrive e HD Externo
O uso de pendrive nem sempre é muito estável. O problema, até onde foi notado, ocorre pela falta de energia necessária para que o dispositivo funcione. Conforme discutido no fórum do Maemo o limite aparente e seguro do N800/N810 é de uma corrente de 100mA e tensão de 5V. Como algumas vezes isso não é o suficiente para os periféricos, pode ser necessário usar uma fonte externa de energia.
Entre as opções para resolver o problema com o N800/N810 estão usar um hub usb com alimentação externa.
Clonando o SO para o Cartão SD
Esta dica foi tirada do blog do Ronison's (Fiz algumas modificações pelos erros e acertos).
Você deve ter atualizado o aparelho para o OS2008. Se ainda não fez isto, então faça conforme as instruções do início deste post.
1.º Instale o aplicativo rootsh a partir do Gerenciador de Aplicações;
2.º Baixe o aplicativo install-tools e salve na memória interna do aparelho, na pasta Documentos (não salve no cartão SD);
3.º Verifique se está habilitada a memória virtual, caso positivo, desative-a;
4.º Deixe apenas o cartão do slot interno no aparelho (o cartão que fica ao lado da bateria);
5.º Abra o aplicativo X Terminal que vai ser encontrado dentro de "Utilitários' e digite a seguinte sequência de comandos:
~$ sudo gainroot (aperte enter)
~$ cd /home/user/MyDocs/.documents (aperte enter)
~$ dpkg -i install-tools.deb (aperte enter)
Pronto agora é só esperar que o cartão está sendo particionado, formatado e o SO clonado para ele. Serão criadas 3 partições, com tamanhos que dependem do tamanho do cartão. Para o meu cartão de 4Gb ficou assim:
◦VFAT – 256Mb: Esta partição é a única no cartão que ainda poderá ser lida no Windows. Ela também aparecerá no Tablet como Cartão de memória interno;
◦EXT2 – 3,2Gb: Esta é a partição para onde o SO foi clonado, e na qual será possível efetuar boot;
◦SWAP – 256Mb: Esta partição será usada como memória virtual pelo sistema.
Observação: pode dar erro neste passo, é só repetir o 5.º passo que vai dar certo.
O procedimento anterior preparou o Tablet para inicializar pelo cartão e instalou um boot menu, no qual você poderá escolher a inicialização pelo SD ou pela memória interna. Este menu deverá aparecer sempre que você reiniciar o aparelho. As opções do menu são:
•Internal flash: Esta opção inicializa pela memória interna do aparelho;
•Internal MMC card, partition 2, ext2: Esta opção inicializa pela cartão interno;
•External MMC card, partition 2, ext2: Esta opção inicializa pelo cartão externo (não configuramos isto, logo não vai funcionar);
•USB Hard drive: esta opção inicializa por algum drive conectado na USB;
•Power off: esta opção desliga o aparelho.
Se o menu não aparecer, é só seguir os passos abaixo.
1.º Faça o download do initfs-flasher.tgz e salve na pasta Documentos da memória interna;
2.º Abra o X Terminal e execute a seguinte seqüência de comandos:
~$ cd /home/user/MyDocs/.documents (aperte enter)
~$ tar zxvf initfs_flasher.tgz (aperte enter)
~$ cd initfs_flasher (aperte enter)
~$ sudo gainroot (aperte enter)
~$ ./initfs_flash (aperte enter)
3.º Responda as perguntas da seguinte forma:
◦Yes para “Are you sure to continue?“
◦No para “Create backup of current initfs“
◦Yes para “Remove unneeded extra (and factory testing) stuff?)”
◦No para “install telnet server for network recovery?“
◦No para “install dropbear ssh server for advanced network recovery?“
◦Yes para “Part 2 – Ready for flashing this image?“
4.º Clique em Enter para reiniciar.
Tem como deixar o BOOT direto pelo cartão sem ter que segurar a tecla, é só digitar no X TERMINAL os comandos abaixo:
~$: sudo gainroot (aperte enter)
~$: chroot /mnt/initfs cal-tool --set-root-device mmc2 (aperte enter)
Em alguns aparelhos, em vez de digitar mmc2 no final da 2.ª linha de comando, deve-se digitar immc2.
O comando acima, elimina a necessidade de apertar qualquer tecla para iniciar pelo cartão de memoria, mas se você quiser que apareça o menu para escolher por onde vai dar o boot, é só seguir as instruções abaixo:
~$: sudo gainroot (aperte enter)
~$: chroot /mnt/initfs cal-tool --set-root-device ask:immc2 (aperte enter)
Pessoal, tive a idéia de fazer esta coletânea, após ter perdido muitas horas pesquisando sobre os assuntos tratados neste post. Quero deixar bem claro que os creditos não são meus, apenas coletei as dicas que estão na net, fiz algumas modificações levando em conta os erros e acertos na utilização das informações encontradas. O post trata da atualização para OS2008 Diablo, Red Pill, Debian - OpenOffice, MSN, ger. de e-mail, dispositivos USB, repositórios e links de programas para o N8x0.
domingo, 1 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá amigo valeu pelo post, vc teria o arquivo usbMouse_0.1.2_armel.deb? esse link não está mais funcionando, desde já agradeço, se tiver me manda um email para lemuellyra@gmail.com,abraço.
ResponderExcluirOlá, no tópico
ResponderExcluir" Transformar o N8x0 em um netbook !!!!!!!!!!!!!!!
Atualização para firmware DIABLO_5.2008.43"
Não estou conseguindo fazer o download do programa da Nokia para atualizar a firmware do aparelho
o programa é de 3.6mb aqui chega no 3mb travado e diz que ainda esta baixando tem outra maneira de conseguir o aplicativo pra mim?